Informação e oportunidades para todos.
Fique por Dentro
Home > Fique por Dentro > Tesouros de todo o mundo

Fique por Dentro


30/04/2013

Tesouros de todo o mundo

Compartilhe:

Uma Biblioteca Digital Mundial, de acesso gratuito e multilíngue, aberta 24 horas por dia todos os dias

A BDM, desenvolvida por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos EUA, com contribuições de instituições parceiras de diversos países, o apoio das Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o apoio financeiro de empresas e fundações privadas, se propõe promover e expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na internet, entre outros objetivos.

Disponível através do site www.wdl.org, os internautas ingressam em seu acervo sem necessidade de se registrarem.

As buscas podem ser direcionadas por época, zona geográfica, instituição e tipo de documento: manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos.

O sistema propõe as explicações em sete idiomas: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português, mas os originais aparecem na língua original.

Com um simples clique, pode-se "virar" as páginas de um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cômoda e minuciosa.

Entre as preciosidades do seu acervo estão a Declaração de Independência dos Estados Unidos; o original das Fábulas de La Fontaine; trabalhos de cientistas árabes desvendando os mistérios da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutemberg e pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 a.C.

Entre os documentos mais antigos há alguns códices pré-colombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562.

Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: a América Latina e o Oriente Médio, graças à ativa participação da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil http://www.bn.br/portal/, à biblioteca de Alexandria no Egito http://www.bibalex.org/ e à Universidade de Ciências e Tecnologia Rei Abdullah da Arábia Saudita http://www.kaust.edu.sa/.

Ir para o índice

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites