Informação e oportunidades para todos.
Fique por Dentro
Home > Fique por Dentro > Prefeitura de São Paulo pagará táxi acessível

Fique por Dentro


27/02/2014

Prefeitura de São Paulo pagará táxi acessível

Compartilhe:

Foto

Para tentar reduzir a demanda reprimida de 900 pessoas com deficiência que precisam de transporte específico para suas atividades na capital, os 89 táxis acessíveis da cidade vão passar, nos próximos meses, a fazer corridas pagas pela Prefeitura.

Hoje, 388 vans levam quem tem deficiência física ao trabalho, escola, compromissos médicos e lazer, no serviço "Atende", da Prefeitura. São 100 mil viagens por mês.

Os táxis, que deverão ser cadastrados na Secretaria dos Transportes, vão atender só demandas "eventuais" e compromissos pontuais.

O agendamento terá de ser feito com 20 dias de antecedência. "Tendo os táxis para essas viagens, poderemos otimizar o uso das vans nos atendimentos diário, o que diminui custos e amplia o público", afirma Altair Neri Bezerra, superintendente de Serviços Especiais.

A Prefeitura aplicará cerca de R$ 2 milhões por ano no novo serviço, que exige cadastramento prévio dos usuários com dificuldade de locomoção - hoje, 4.500 por dia.

"O transporte acessível é uma queixa diária que recebo na secretaria. A ampliação do 'Atende' resolve parte do problema, mas temos de avançar", diz Marianne Pinotti, secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED).

Ela espera que a reorganização do serviço contribua para o atendimento de pedidos de transporte especial nos finais de semana, para que o público cadeirante possa participar em festas, eventos e atividades culturais.

Pelo Censo 2010 do IBGE, 674.409 pessoas têm deficiência motora na capital.

Até o final do ano, o "Atende" passará a transportar regularmente também pessoas com autismo e surdocegueira (deficiência visual e auditiva, ao mesmo tempo) - que hoje só têm direito ao serviço com ordem judicial.

Folha de S.Paulo / Jairo Marques, de São Paulo

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1414337-prefeitura-de-sp-pagara-taxi-acessivel-para-pessoas-com-deficiencia.shtml

Ir para o índice

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites