Informação e oportunidades para todos.
Fique por Dentro
Home > Fique por Dentro > A arte cinematográfica para todos

Fique por Dentro


04/05/2014

A arte cinematográfica para todos

Compartilhe:

Foto

Lançado recentemente na Europa, o Whatscine é uma tecnologia inovadora e gratuita de inclusão que teve estreia exclusiva no Brasil dia 10 de abril último. 

O Whatscine garante acessibilidade a pessoas com deficiência por meio de um aplicativo que transmite recursos de audiodescrição, subtitulação e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para smartphones e tablets. 

Está disponível em todas as sessões do filme brasileiro "Hoje eu quero voltar sozinho", no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP), numa iniciativa pioneira da Oscip "Mais Diferenças", o Espaço Itaú de Cinema e a Vitrine Filmes. 

Sobre o Whatscine

A tecnologia Whatscine foi desenvolvida pela Universidad Carlos III, de Madri (Espanha). Oferece acessibilidade em smartphones e tablets a pessoas com deficiência graças aos recursos de audiodescrição, via fones de ouvidos; imagens nas telas dos dispositivos de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras); e subtítulos também nos visores. 

Sua utilização não gera desconforto aos espectadores sem deficiência, pois possui baixa luminosidade e o áudio não é transmitido por alto-falante. 

O aplicativo oferece ainda opções de interatividade e publicidade aos espectadores, trazendo novas opções de entretenimento.

O objetivo do Whatscine é promover a inclusão, o lazer compartilhado e o acesso à cultura para todos, equiparando oportunidades e incorporando novo público ao cinema.

O aplicativo está disponível para download grátis da App Store e do Google Play.

- No cinema, basta conectar-se na rede Wi-Fi Whatscine

- Para audiodescrição, usar fones de ouvido 

- As legendas e Libras aparecem na tela do celular ou de tablets

Sobre o filme

"Hoje eu quero voltar sozinho" foi escolhido o melhor da mostra Panorama do Festival de Berlim pelo voto da crítica e ganhou o prêmio Teddy, destinado a longas com temática homossexual. Dois adolescentes, um deles cego, descobrem juntos o amor homoafetivo, a sexualidade e os primeiros conflitos do início da idade adulta. 

Roteiro e direção: Daniel Ribeiro

Elenco: Leonardo: Ghilherme Lobo, Gabriel: Fabio Audi, Giovana: Tess Amorim, Laura: Lúcia Romano, Carlos: Eucir de Souza, avó Maria: Selma Egrei, Karina: Isabela Guasco, Guilherme: Victor Filgueiras, Fabio: Pedro Carvalho, Carlinhos: Guga Auricchio.

Trailer acessível: https://www.youtube.com/watch?v=maMZJHXB1mA

SERVIÇO

Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca

Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo (SP), tel.: 3472-2368.

Confira a programação no site http://www.itaucinemas.com.br/home/

Fonte:  http://acessibilidadecultural.wordpress.com/2014/04/09/aplicativo-whatscine-estreia-no-cinema-brasileiro/

Ir para o índice

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites