O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva
Home > Jornal Conviva / Índice de Jornais > Ķndice de Artigos do Jornal Nº 69 > Mizael é o melhor atleta do mundo no futebol de 5

Esporte


Mizael é o melhor atleta do mundo no futebol de 5

Atletas paralímpicos contam sua história e suas vitórias III 

Mizael é o tema e o título de um dos livros da coleção infanto-juvenil “Pequenos Craques”, da Callis Editora. A “Pequenos Craques” conta para as crianças como foi a infância de atletas brasileiros e sua caminhada até alcançar a fama. Neste volume, Paola Gentile narra a história de Mizael Conrado de Oliveira, atual segundo vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Mizael é o primeiro paratleta retratado neste catálogo de campeões. Ele foi escolhido por sua trajetória vitoriosa: considerado o melhor jogador do mundo em 1998, foi bicampeão da Copa América, bicampeão mundial e bicampeão paraolímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008) no futebol de 5 para cegos. As duas medalhas paralímpicas foram doadas por ele ao acervo do Museu do Futebol, no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo (SP). 

Vítima de catarata, desde seu nascimento, em 1977, na cidade de Santo André, Mizael ficou cego aos 13 anos de idade. Estudou, como aluno interno, no Instituto de Cegos Padre Chico, em São Paulo (SP), onde iniciou a prática do futebol de 5. Daí em diante, não parou mais. Quando saiu do internato, começou a trabalhar e continuou a treinar com afinco essa modalidade.  

Com empenho e dedicação, construiu uma carreira vitoriosa. Em Mato Grosso, onde morou por um tempo, encerrou sua caminhada de futebolista, jogando pela Associação Matogrossense dos Cegos (AMC). 

Curiosidade: O futebol de 5 para cegos entrou para o programa dos Jogos Paralímpicos em Atenas-2004. O Brasil é, até hoje, o único campeão. Esta modalidade paralímpica é disputada em uma quadra que segue as medidas do futsal, com algumas alterações nas regras tradicionais.

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites