O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva
Home > Jornal Conviva / Índice de Jornais > Õndice de Artigos do Jornal Nº 71 > A ItŠlia ť presenÁa marcante na gastronomia paulistana

Estive l√Ā e gostei!


A ItŠlia ť presenÁa marcante na gastronomia paulistana

Mangia que te fa bene é a palavra de ordem da colônia italiana

Por Sidney Tobias de Souza | sidney@adeva.org.br

Stare a tavola para uma refeição é certamente um marcante aspecto da cultura italiana e, portanto, um dos ícones dessa cultura é a gastronomia, sempre muito ligada à família e ao prazer de reuni-la. Em São Paulo, seja ou não ítalo descendente, qual é a família que já não se habituou às deliciosas pizzas de final de semana?

Pois bem, os dois bairros mais italianos de Sampa, Mooca e Bela Vista, ou Bixiga como é carinhosamente chamado, são repletos de cantinas, pizzarias e padarias onde as delícias da gastronomia italiana podem ser saboreadas. 

História e arquitetura
Se você deseja saber um pouco sobre a colônia italiana de São Paulo, seu passeio pode começar pelo Museu Memória do Bixiga. Documentos, fotos antigas e objetos curiosos doados por famílias de imigrantes fazem parte do acervo.

Conheça também, na rua Vitorino Camilo, Barra Funda, uma pequena vila construída em 1939, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). É o Parque Residencial Savóia, composto por catorze casas com características da arquitetura fiorentina, lembrando uma vila europeia. Em ótimo estado de conservação, o local vale uma visita.

Gastronomia
Das muitas cantinas do Bixiga, eu particularmente gosto da C...Que Sabe!, na rua Rui Barbosa, 192. Com caçarolas, frigideiras, mozzarellas e mortadelas penduradas, a C...Que Sabe! tem jeitão de casa da nonna. Ela é parada quase obrigatória para degustar una pasta após assistir um espetáculo em um dos vários teatros do bairro. Nos finais de semana, um grupo musical atende pedidos dos clientes, circulando entre as mesas e cantando de Laura Pausini, Paolo Vergani a clássicos da música italiana. 

Estando no bairro, aproveite para visitar a padaria centenária São Domingos, no número 330 da rua do mesmo nome. Você vai se sentir na Itália degustando sardella no pão italiano, enquanto escolhe o que levar entre as delícias que decoram a casa. 

Agora, se você decidir ir para a Mooca, que tal assistir com toda a família um jogo do Juventus no Estádio quase centenário da rua Javari, 117? Depois, prove uma pizza na tradicional Pizzaria São Pedro no número 333 da Javari. Mas reserve um espacinho no estômago para os maravilhosos doces da Di Cunto, feitos artesanalmente há 80 anos na loja da rua Borges de Figueiredo nº 61, no coração do bairro.

Veramente italiana
Quem comanda uma cozinha italiana acrescenta um toque pessoal às receitas: o amor. Talvez por isso não haja nada igual ao spaghetti da nonna ou aos porpettones da mamma

Para iniciar uma refeição propria italiana não pode faltar um antepasto de pimentão, ou uma bruschetta de mozzarella de búfala e manjericão, ou um capelleti in brodo. De primo, além das pastas, pode ser um risoto de camarões com abobrinha e açafrão, ou um ossobuco. Para acompanhar, sempre um bom vinho, é claro! E, por fim, uno dolce típico como a cassata siciliana, panna cotta ou um bolo piemontês. 

Está aí a sugestão. Escolha um restaurante italiano mais próximo e buon appetito

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites