O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva

Editorial


Balanēo do ano

2015 está chegando ao fim. Em uma ação retrospectiva, num “olhar para trás”, podemos registrar saldo positivo, pois temos muito que comemorar.

Neste ano, demos continuidade às aulas de braille e de orientação e mobilidade. Estes cursos, assim como os Telecursos Ensino Médio e Fundamental e o Programa de Alfabetização Intensiva, são básicos para o cumprimento da missão primeira da ADEVA – a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade e no mercado de trabalho por meio de uma educação global integrada.  

Renovamos a parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do município de Barueri iniciada em 2014, com aulas de braille e de mobilidade e locomoção, atividades inseridas na tarefa de sermos referência na oferta de oportunidades de educação e de autonomia às pessoas com deficiência visual.

Cumprindo um de nossos afazeres – minimizar os efeitos de preconceitos que envolvem a pessoa cega e a cegueira –, a ADEVA, por meio de palestras e da exposição “Ilha da Visão”, levou à população informação e esclarecimentos. 

E no cumprimento de outra ocupação – promover eventos de cultura e lazer abertos ao público – dia 9 de dezembro, no Theatro São Pedro, apresentaremos o musical “Terra de Cavalos”, uma produção do Grupo Cênico e Musical da ADEVA, integrado por atores e cantores com deficiência visual.  

Por fim, e tão importante quanto os demais fatos mencionados, comemoramos 15 anos do projeto “Desenvolvendo Talentos” de capacitação e inclusão profissional. Este ano, iniciamos um curso de assistente administrativo, que já está na reta final, com a maioria dos alunos empregados, e muitos outros cursos que possibilitaram o ingresso de várias pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho, com ganhos incomensuráveis para cada uma delas em termos de dignidade e cidadania. 

Para o próximo ano, nossos planos já estão traçados e se traduzem nesta declaração: “Vamos começar outra vez; amanhã será muito melhor!”.  

Markiano Charan filho, diretor-presidente da ADEVA

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites