O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva

Tecnologia


Convivaware

Windows 10

A mais recente versão ainda é gratuita e vale experimentar

Por Laercio Sant’Anna | laercio@adeva.org.br

No dia 29 de julho deste ano, a Microsoft disponibilizou a nova versão do seu sistema operacional. Batizado de Windows 10, ele trouxe como grande novidade a possibilidade de ser instalado gratuitamente pelos usuários das versões Windows 7, 8 ou 8.1. O Windows 8.x foi criticado por ser voltado aos dispositivos dotados de telas sensíveis de toque, como tablets e notebooks híbridos. Por isso, a proposta é que o Windows 10 “rode” em qualquer tipo de dispositivo. 

O Windows 10 traz a função Continuum, que permite ao usuário a possibilidade de alternar duas interfaces distintas: uma para os computadores tradicionais, com mouse e teclado, a outra para os dispositivos controlados por gestos e toque. A ideia principal da Microsoft é dar continuidade ao que foi iniciado na versão anterior. O grande problema para as pessoas com deficiência visual é que, até o momento, os leitores de tela não estão lidando muito bem com essa interface sensível ao toque. 

Regras para migrar
Os usuários do Windows 7, 8 e 8.1 somente poderão migrar para o Windows 10 se fizerem a atualização a partir do Windows update no prazo de um ano do lançamento, portanto, até 29 de julho de 2016. Depois desta data, ele deverá ser comprado. 

A cópia oferecida gratuitamente é gerada a partir do Windows já instalado e só funciona no respectivo computador. Caso seja necessário formatar a máquina futuramente, pode-se baixar um pequeno software do site da Microsoft, que permite a geração de um disco de instalação do Windows 10. Basta fazer a instalação, deixando de preencher o número da licença quando for solicitado. Ao final do processo, a Microsoft reconhece que a máquina já foi cadastrada previamente, validando o Windows que acabou de ser instalado e garantindo que a licença não seja perdida.

Com aplicativos e leitores de tela
Nos testes que realizei, a migração foi muito tranquila. Todos os aplicativos que funcionavam no Windows 8.1 continuaram funcionando no Windows 10. Com certeza, quem migrar a partir do Windows 7 poderá ter algumas surpresas, que não serão diferentes das que já teve quem migrou do Windows 7 para o Windows 8.0 ou 8.1.

A última versão do Jaws (16.0.4350) e do NVDA (2015.3) já possuem compatibilidade com o Windows 10. Vale ressaltar que funcionam bem para os aplicativos desktop, apresentando sérios problemas para os aplicativos modernos. Mesmo o Dosvox já “roda” muito bem. Apenas o Virtual Vision, embora funcione, ainda não apresentou versão compatível. 

Novidades
Uma das principais novidades do Windows 10 é a volta do menu Iniciar. Neste novo formato, a acessibilidade para usuários de leitores de tela ficou realmente muito melhor. 

O Internet Explorer foi substituído pelo Microsoft Edge. Para este, os leitores de tela ainda apresentam grandes limitações. Portanto, não recomendo seu uso por enquanto. Continue usando o Mozilla Firefox, Google Chrome ou mesmo o Internet Explorer que, por algum tempo, ainda estará disponível. 

Outro destaque é a Cortana, uma assistente virtual semelhante à Siri da Apple e ao Google Now da Google. Infelizmente, ainda não tem uma versão brasileira e, tanto que eu saiba, não há previsão para sua chegada. Penso que em um futuro (que espero seja próximo) este será um recurso de tecnologia assistiva muito importante.

A loja da Microsoft, que funciona como a Play Store do Android e a Apple Store do iOS, será aperfeiçoada para tornar-se a principal fonte de obtenção do software. Cada vez mais percebemos o mundo dos computadores e dos smartphones se fundindo. Podem ter certeza que em breve voltarei ao tema.

 

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites