O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva
Home > Jornal Conviva / Índice de Jornais > Ķndice de Artigos do Jornal Nº 73 > Nas corridas de rua, todos sćo vencedores

Esporte


Nas corridas de rua, todos sćo vencedores

Por Sidney Tobias de Souza | sidney@adeva.org.br

Os adeptos deste esporte correm em busca de saúde, lazer e prazer

Todos correm, todos chegam, todos vencem. Este é o espírito das corridas de rua, um jeito agradável de fazer uma atividade física e ao mesmo tempo se divertir, conhecer pessoas, minimizar o sedentarismo e se sentir cada vez mais saudável. Cada um no seu ritmo. 

Há eventos o ano inteiro e os participantes se organizam em equipes de empresas, de condomínios, de amigos ou de um clube de corrida de rua. Obviamente, antes de correr é necessário um bom treino. Para tanto, aqui em Sampa, algumas unidades do Sesc e parques públicos oferecem orientação.  

Promovendo um estilo de vida mais saudável, a empresa onde trabalho passou a incentivar esta modalidade esportiva. Então, não perdi tempo e entrei na turma. 

Depois de fazer um teste ergométrico e confirmar que estava tudo bem com o meu coração, que eu estava apto para a prática deste esporte, comecei a me preparar. 

Comprei um tênis específico para o meu tipo de pisada. Sim, pisada tem tipo. Pode ser pronada (para dentro), supinada (para fora) ou neutra, caracterizada pelo apoio uniforme do pé no solo, sem apresentar desvios rotacionais nem para dentro, nem para fora. 

Usar o tênis específico ajuda na distribuição da carga corporal, provendo conforto aos pés, além de promover absorção do impacto causado durante a corrida. O tênis inadequado pode causar fascite plantar, ou até lesões nos joelhos. 

Para aumentar minha resistência física, calçando um tênis adequado, passei a subir os doze andares que me levam até meu local de trabalho diariamente. 

Então, me inscrevi e participei de duas corridas aqui em Sampa. 

A Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama 5 km, etapa São Paulo, aconteceu no último dia 23 de agosto. Às 7h da manhã, na frente da Assembleia Legislativa, lá estava eu, com número no peito e chip fixo no tênis para apurar o tempo de percurso. 

Dado o sinal de largada, passei o pórtico praticamente arrastando os pés, tão grande era a multidão participante. O que por um lado é ótimo! Afinal, o valor arrecadado com as inscrições reverte em benefício do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Aos poucos, fui ganhando espaço e, consequentemente, ritmo. Assim, meu guia e eu percorremos os 5 km em 37’49”, tempo considerado bom para iniciantes. 

No segundo evento, o Circuito das Estações, etapa Primavera, dia 13 de setembro último, na av. Pacaembu, completamos os 5 km em 34’56”. Esta é a ideia! Ganhamos condicionamento físico nos treinos e superamos nossa marca anterior.

Eu farei mais duas corridas neste trimestre. E você, por que não chama a galera para correr também? Quem sabe a gente se encontra por aí! Estou na torcida, ok?

Lembrete importante: faça exercícios de alongamento antes das provas e exercícios de relaxamento depois.

 

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites