O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva
Home > Jornal Conviva / Índice de Jornais > Índice de Artigos do Jornal Nº 73 > No leste paulistano há uma porção do Leste Europeu

Estive lÁ e gostei!


No leste paulistano há uma porção do Leste Europeu

Por Sidney Tobias de Souza | sidney@adeva.org.br

Visite estas nossas Vilas e conheça a Rússia

Sim, na Vila Zelina e em outras Vilas vizinhas, como a Vila Prudente, residem muitos descendentes de imigrantes do leste da Europa. São cerca de 5.000 descendentes, sendo um grande número de russos. Por isso, é comum ouvir nas feiras, lojas e ruas destes bairros palavras e expressões russas, como pojaluista (пожалуйста) = por favor, spassiba (спасиба) = obrigado, kak pojevaiete (как поживаете) = como vai você?. 

Isso porque, há 88 anos, desde a chegada dos primeiros imigrantes russos, eles e seus descendentes conservam a língua, a cultura, a gastronomia, a história e as tradições do seu país.  

Delícias gastronômicas 
Nos empórios e restaurantes instalados por lá, pode-se saborear a piroshki, um pastel assado recheado com repolho, cominho, cogumelo, frango ou carne; a varêniki, uma pequena panqueca, doce ou salgada, dependendo do recheio; o pelmêni, o capeletti da mamma russa; ou o ukhá, uma sopa apimentada de peixe fresco. É da tradição russa o já consagrado strogonoff e o saboroso (e meu favorito) chachlik, um espetinho de carne suína, bovina, de frango e de carneiro, entremeado com cebola, tomate e pimentão, assado na brasa, que se saboreia acompanhado de raiz forte e mostarda. 

Para beber
Além de saborosos chás e da vodca, é tipicamente russo o kvas, uma bebida não alcoólica, gaseificada, espumante e refrescante, feita à base de centeio e malte de cevada. 

Para decorar
O belíssimo artesanato russo é mais conhecido por aqui através das matrioshkas, as coloridas bonecas-souvenir pintadas, entalhadas em madeira, compostas de várias peças que se encaixam umas dentro das outras. Para quem ainda não tem matrioshkas, elas estão à venda na feira temática periódica que acontece um domingo por mês na rua Aracati-Mirim, ao lado do Parque Ecológico Vila Prudente e do Senai Vila Prudente. Nesta feira, o grupo folclórico Volga, entre tantos outros, faz apresentações de danças e cantos folclóricos russos. 

Para conhecer mais
Estas Vilas do leste da nossa capital têm também uma agência de turismo especializada em viagens à Rússia, uma escola de idiomas que ensina russo e um suplemento mensal, a Gazeta Russa, produzido pelo diário russo Rossiyskaya Gazeta em português, distribuído como encarte pelo jornal Folha de S. Paulo.  

Tem ainda muita alegria. Programe uma visita à Vila Zelina e aprecie a arte de receber tipicamente russa nas festas de rua deste pedaço da Europa acolhido por São Paulo. Confira as datas na seção Mais! Para seu lazer desta edição do CONVIVA. 

Anotou? A Rússia está mais próxima do que você pensava, não é mesmo?

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites