O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva

Editorial


Acessibilidade total e irrestrita

O ano avança e nossos projetos já estão sendo colocados em ação. Mas ainda guardamos as lembranças do último Carnaval e elas surgem com uma incerteza que causa uma interrogação: os locais dos desfiles atendiam as normas de acessibilidade estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)?

Há dois anos, sediamos a Copa do Mundo de Futebol. Estas normas foram consideradas na construção das arenas onde os jogos aconteceram?

Estamos às portas de mais um evento que implica o afluxo de pessoas de todo o mundo. Os locais das competições olímpicas estarão acessíveis às pessoas com deficiência? Haverá equipamentos, espaços e recursos humanos e materiais para atender as necessidades deste público? Não vimos, ainda, dados a respeito destes detalhes. 

Isto é inquietante, pois, mesmo sendo inegável que as condições de acessibilidade vêm registrando avanços, é igualmente patente que as melhorias ainda são restritas a eventos pontuais e a alguns locais do País. 

Para nós, da ADEVA, isto não é o bastante. 

As pessoas com deficiência precisam de muito mais. Na condição de cidadãos brasileiros, nós também temos o direito de ir, visitar, frequentar, usufruir qualquer local público ou privado. Mas como isto é possível se as normas de acessibilidade são apenas minimamente atendidas, seja em uma farmácia ou numa padaria, no teatro ou na sala de cinema, nos meios de transporte e nos elevadores, nos aeroportos e nos hotéis, em uma agência bancária ou nos shoppings? 

Já foi dito que o bom resultado de um evento depende de três pré-requisitos: detalhe, detalhe e detalhe. Como desejamos que a Olimpíada Rio 2016 seja um sucesso, sugerimos aos seus organizadores que, se não por razões solidárias e preceitos normativos, então, que a acessibilidade seja lembrada por estes três pormenores.

Markiano Charan Filho, diretor-presidente da ADEVA

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites