O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva
Home > Jornal Conviva / Índice de Jornais > Índice de Artigos do Jornal Nº 75 > Rogério Ratão é escultor desde que ficou cego

Mercado de Trabalho


Rogério Ratão é escultor desde que ficou cego

Aos 18 anos, ele superou a cegueira por meio da arte

Por Lúcia Nascimento | lucia@adeva.org.br

“Faço trabalhos autorais. Meu corpo é meu gabarito: uso meus dedos e minhas mãos como unidades de medida.” Assim explica seu jeito de fazer arte o escultor, ceramista e professor do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, Rogério Ratão.    

Na casa onde mora, próxima ao Parque do Ibirapuera, ele montou seu ateliê e acervo. Neste espaço, encontrei corpos e rostos trabalhados em argila e moldados em bronze, além de tigelas, jarras, vasos, cinzeiros, potes em cerâmica que, ao primeiro toque, apaixonam! 

Início da carreira
“Sempre gostei de arte, mas não me via escultor. Tinha paixão por formas, espaços, cores e pensei estudar arquitetura que, porém, tinha dois inconvenientes para mim: fazer cálculos e desenhar. Foi só quando perdi a visão aos 18 anos que a escultura e a argila, um material plástico, tátil, apareceram como opções que tinham tudo a ver comigo.” 

O encontro de Rogério com a escultura aconteceu em 1992 “quando descobri o ateliê do pintor e escultor chileno Angel San Martin. Fiz o curso de teoria e prática de técnicas de escultura com ele e também, por quatro anos, aulas de modelagem. Paralelamente, cursei história da arte na Oficina Paulista de Artes (OPA) com a professora Mali Frota Villas-Boas”.

A primeira exposição
Mesmo iniciante, os cursos e principalmente a dedicação de Rogério resultaram positivos. “Em 1995, apresentei minha primeira exposição de escultura em bronze no Centro Cultural São Paulo, com releituras de quadros de figuras mitológicas inspiradas em pintores clássicos, e uma série de mãos.”

No exterior
Para se aperfeiçoar, Rogério morou em São Francisco, na Califórnia, durante seis meses, cursando técnicas de modelagem em cera com o artista plástico Joseph Vaca, e escultura com modelo vivo com Tebby George, na San Francisco City College

Destas experiências, ele guarda muito aprendizado e boas lembranças da cidade. “Em São Francisco, a pessoa com deficiência não é vista como alguém que precisa de ajuda ou tutela, mas, sim, de adequações técnicas para ser autônoma.”

Em casa
De volta ao Brasil, Rogério criou uma série inspirada no Choro Câmara N° 7 do maestro Heitor Villa-Lobos, e apresentou a exposição “Formas de um Choro” no mezanino da Biblioteca Louis Braille do Centro Cultural São Paulo na capital paulista. 

Cursou teoria e prática para cerâmica no torno com Elisa Bueno e Maria Sílvia Pinto Lima, e técnicas para cerâmica no torno com Walter Luís de Aguiar.

Montou seu próprio ateliê em 2007 e, “por um tempo, me dediquei a criar utilitários que comercializei no meu ateliê e em bazares”. 

Em 2010, participou do curso de Desenho Cego no MAM e, da aproximação com o setor educativo do Museu, resultou o convite para ser um dos professores de escultura. 

Em 2013, fez o curso de elaboração de esmaltes para cerâmica com Sueli Massuda e, no ano passado, apresentou a exposição individual “Devaneios”, no espaço de arte inclusiva da Oscip Mais Diferenças em São Paulo (SP).

Igual Diferente
O curso de escultura ministrado por Rogério faz parte do programa Igual Diferente do MAM. São cursos gratuitos de desenho, fotografia, escultura oferecidos indiscriminadamente a pessoas com e sem deficiência. “Tenho alunos com algumas limitações, mas que demonstram condições e prazer em fazer arte. E, para mim, a receita do sucesso é esta mesmo: olhar para si próprio e descobrir do que se gosta. Se gosta de arte, então, dá um jeito de fazer arte mesmo!”

 

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites