O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva

Esporte


Canoagem

Um esporte para um ou para muitos e para todos

Por Sidney Tobias de Souza | sidney@adeva.org.br

Desde a Pré-História, os homens utilizam canoas como meio de transporte e de locomoção. Ainda na Antiguidade, as canoas começaram a serem usadas também em competições. Mas foi somente em 1936 que a canoagem, nas modalidades sprint e slalom, passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.

Modalidades olímpicas
A canoagem é um esporte náutico praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque), que trabalha o corpo por inteiro e tem o tronco humano como seu maior propulsor.

A canoagem sprint (de velocidade) é a mais popular, sendo disputada em canais de dois quilômetros de comprimento. Nas Olimpíadas, as competições perfazem distâncias de 500 e 1.000 metros, com um, dois ou quatro canoístas por canoa. Suas embarcações são rápidas, porém instáveis, podendo virar com facilidade em plena competição.

A canoagem slalom, que se tornou olímpica em 1972, é praticada em percursos de 250 e 300 metros. Os canoístas devem passar por dezoito a vinte e cinco portas, com o menor número de erros possível e em um menor espaço de tempo.

Outras modalidades
Além destas modalidades olímpicas, existem mais outras três e até uma competição bastante peculiar: o caiaque-polo. Duas equipes se movimentam em canoas pela área de jogo, que pode ser um rio, uma piscina ou um lago, visando marcar o maior número de gols.

A canoagem oceânica apresenta um elevado grau de dificuldade e é praticada com embarcações especiais para o mar. Eu tive a oportunidade de experimentar esta modalidade e, em minha opinião, sincronizar suas remadas com o parceiro é a maior dificuldade para um iniciante.

A canoagem maratona envolve grande esforço físico e resistência por parte dos canoístas, pois tem percursos de 15 km.

Já, a freestyle é uma modalidade mais recente de canoagem. Nela, o canoísta deve fazer manobras e movimentos específicos na onda de um rio, em um determinado período de tempo. Cada manobra vale pontos para o canoísta.

Nosso canoísta
O brasileiro Isaquias Queiroz é praticante de canoagem (sprint e slalom) desde os onze anos graças a um projeto social. Ele é campeão mundial, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (2015) e uma grande promessa para a Olimpíada Rio 2016.

Esporte acessível
A Universidade de São Paulo (USP) oferece cursos em sua raia olímpica na Cidade Universitária para crianças a partir dos nove anos, idosos, deficientes visuais e cadeirantes. Sem dúvida, a canoagem é um esporte para todos. 

 

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites