O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva

Parceiros


Cidadania no Ar

Um projeto para fortalecer a cidadania por meio da leitura 

“Em certo dia do ano de 2013, ajudei um aluno da ADEVA na travessia de uma rua. Conversa vai, conversa vem, fiquei sabendo um pouco sobre a entidade e o que ela oferece às pessoas com deficiência visual. Pedi o número do telefone do centro de treinamento da ADEVA e entrei em contato.” 

Foi este o primeiro passo que Francisco Cyrillo deu para oferecer à entidade seu projeto Cidadania no Ar. 

“Logo na primeira reunião para apresentar o Cidadania aos diretores da ADEVA, fui muito bem recebido por todos e percebi uma identidade grande de propósitos entre nós, de ideais convergentes a respeito de cidadania. A partir de então, formalizamos uma parceria.” 

Cidadania no Ar na ADEVA
O trabalho conjunto do projeto Cidadania e a ADEVA teve início dia 29 de outubro de 2013, quando Francisco montou uma biblioteca circulante no centro de treinamento da entidade, “com o objetivo de fortalecer a cidadania por meio do estímulo à leitura também nesta parcela da sociedade.”  

“Hoje, seu acervo tem obras impressas em tinta, outras em braille e vários audiolivros, disponibilizados gratuitamente para os alunos e também para os colaboradores. Além disso, mensalmente, sorteamos livros e audiolivros entre os mais de mil leitores cadastrados.”

O projeto
Cidadania no Ar incentiva a leitura por meio da biblioteca circulante Carolina Angrisani (BCCA), constituída de livros doados por editoras que apoiam o projeto.  

“O projeto teve início no ano de 2000, em um programa de rádio na favela de Heliópolis”, conta Francisco. “Seu objetivo foi e continua sendo contribuir para o desenvolvimento da cidadania por meio da leitura e da cooperação entre as pessoas. Acredito que a informação é uma importante ferramenta para a construção e fortalecimento de uma sociedade justa, e a leitura é o principal canal para a sua obtenção.”

A biblioteca circulante Carolina Angrisani tem 3.700 títulos disponíveis para empréstimo gratuito às noventa e sete bibliotecas afiliadas e aos setenta e nove ‘circulinos’, nome dado às pessoas que se responsabilizam por um pequeno conjunto de livros para empréstimo a amigos e parentes.

Pedidos particulares também podem ser feitos através do site do projeto http://cidadanianoar.com.br/ mediante preenchimento de um cadastro. Depois, é só retirar o livro na Rádio Trianon, av. Paulista, 900, 1º andar, às quintas-feiras das 14h às 16h, mediante a apresentação do RG e de um comprovante de residência.

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites