O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva

Editorial


E ficamos pasmos!€

Para começar este Editorial, declaro que é tudo verdade, pois as afirmações a seguir são fatos acontecidos, portanto, verdadeiros.  

A cidade de São Paulo recebeu, no último mês de julho, o prêmio Reina Letizia de Accesibilidad Universal para Municipios Latinoamericanos, edição 2015, em reconhecimento às iniciativas de promoção da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência nos últimos anos, principalmente nos aspectos arquitetônico, cultural, educacional e esportivo.

 Ao tomar conhecimento desta premiação, ficamos pasmos! Sim, pasmos! Recebemos esta notícia com perplexidade e até mesmo com indignação. Como uma cidade ainda tão hostil às pessoas com deficiência ganha um prêmio internacional de acessibilidade universal? 

Quais foram os critérios adotados para que São Paulo fosse premiada? Desconhecemos. Mas quaisquer que tenham sido não levaram em conta as mais básicas necessidades da população paulistana com deficiência, apenas citando o aspecto arquitetônico.  

Não se levou em conta o grande número de calçadas com degraus ou quebradas; a quantidade de ruas na periferia que nem calçada possuem; a falta de rampas nos cruzamentos das ruas; os carros estacionados sobre as calçadas; as vagas de estacionamento para pessoas com deficiência ocupadas por veículos de pessoas ditas normais; as bocas de lobo negligentemente abertas; as barraquinhas de ambulantes e as bancas de jornal posicionadas nas calçadas sem qualquer critério...

Diante desta realidade, acreditamos que temos o direito de opinar sobre onde e como serão aplicados os 15 mil euros do prêmio.  

E oferecemos espaço no CONVIVA para que a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo se manifeste a respeito destes fatos. 

Markiano Charan Filho, diretor-presidente da ADEVA

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites