O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva

Editorial


O que você faz por você mesmo?

A ADEVA é uma entidade que tem como missão incluir a pessoa com deficiência visual na sociedade para o exercício pleno da sua cidadania, principalmente por meio do trabalho.

Somamos 38 anos de experiência na oferta de cursos, palestras, assessoria, consultoria e eventos, mas, hoje, constatamos que tudo isto não basta para mudar uma realidade ainda permeada por preconceito em relação à cegueira e à pessoa cega. 

Precisamos também de uma contrapartida do nosso público, da pessoa com deficiência visual. 

É por isto que lhe dirigimos esta pergunta: “O que você faz por você mesmo, para melhorar sua vida pessoal e profissional, diante de todos os desafios que a sociedade lhe apresenta?”

Se você aprende a usar a bengala e a deixa guardada em casa, não ganhará autonomia. Se você aprende braille e não pratica, não terá o que só a leitura tátil é capaz de dar, ou seja, aprimoramento de vocabulário, do raciocínio, da memória e da interpretação. Se você aprende digitação e não treina, dificilmente terá precisão e agilidade no uso do teclado. E assim poderíamos estender este raciocínio a todos os cursos que você já fez ou fará, pois sucesso é resultado de estudo, disciplina, perseverança e paciência. 

A deficiência visual não nos impede de sermos livres para alcançarmos novos horizontes e, se reivindicamos igualdade de direitos, temos que dar nossa parcela de contribuição. Como? Redescobrindo-nos, saindo da posição de vítima, ampliando nossos conhecimentos, desenvolvendo nossos talentos e habilidades com comprometimento pessoal.   

Novas atitudes podem mudar significativamente nossa vida. Pense nisto! 

Markiano Charan Filho, diretor-presidente da ADEVA

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites