O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva

Editorial


Palavras e atitudes que constroem

 

Ainda é muito comum nos dias de hoje vermos atitudes e conceitos incorretos por parte da população em geral, no tratamento para com as pessoas cegas e com baixa visão. Puxá-las pelo braço, falar alto com elas, ter pena ou dispensar atenção excessiva são apenas alguns exemplos de situações que ocorrem no dia a dia.

Mas o que você, querido leitor com deficiência visual, tem feito nessas ocasiões? Briga? Xinga? Responde mal? Reage com ironia?

Pois saiba que esses comportamentos de nada adiantam e não contribuem para mudar essa realidade. É importante ter em mente que a maioria da população é desinformada em relação às questões das pessoas com deficiência. Braille, reglete, leitor de tela ou pessoas cegas trabalhando são coisas que nem de longe passam pela cabeça de muita gente. Além disso, o fato de não conviver com pessoas que se utilizam desses recursos favorece o desconhecimento.

E qual o caminho? Ensinar, orientar, esclarecer. Mostrar às pessoas a maneira correta de ajudar ou informá-las sobre algo que elas não saibam a respeito do universo das pessoas com algum tipo de deficiência visual são atitudes que certamente contribuirão para diminuir o preconceito e a desinformação.

Por outro lado, não se prega aqui a passividade. As atitudes extremamente preconceituosas precisam ser combatidas com indignação e todos devem reivindicar seus direitos quando esses lhes são negados. Porém, isso deve ser feito com firmeza e não de forma agressiva.

Use suas palavras e atitudes de maneira construtiva. O trabalho pode ser de formiguinha, mas lembre-se que é a própria formiga um dos maiores exemplos de perseverança que conhecemos. E perseverar é o caminho para modificar.

 

Markiano Charan Filho, diretor-presidente da ADEVA

 

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites