O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva

Estive lÁ e gostei!


A Espanha que se vê em São Paulo

 

Um passeio pela arte, cultura e gastronomia hispânica

Os artistas espanhóis têm grande protagonismo na arte moderna. Pintores como Picasso, o mestre do cubismo, Joan Miró e outros influenciaram a arte mundial, e claro que isso pode ser percebido em Sampa também. Um pouco da arte espanhola pode ser contemplada nas obras de El Greco, Goya e Velázquez pertencentes ao acervo permanente do MASP (Museu de Arte de São Paulo).

A arte espanhola está presente também em alguns estabelecimentos da cidade que eu gostei muito de conhecer. Por exemplo, o bar e restaurante Almodóvar homenageia Pedro Almodóvar e as marcas registradas do cineasta como a extravagância, as cores vibrantes e as mulheres fortes são lembradas em sua decoração, enquanto no Gràcia, bar em Pinheiros, são lembradas a colorida arquitetura de Gaudí e a cidade de Barcelona. Já a dança e a música espanholas podem ser apreciadas em apresentações que acontecem no restaurante Paellas Pepe.

 

CULTURA
O Espaço Cultural Instituto Cervantes, no térreo do edifício Eloy Chaves (Av. Paulista, 2439), além de promover aulas de espanhol, abriga em uma área de 1.000m² uma sala de exposições, um auditório onde acontecem exibições de filmes hispânicos e a biblioteca Francisco Umbral, especializada em cultura espanhola.

Você gostaria de aprender a dança flamenca? A Associação Cultural de Dança Espanhola Cuadra Flamenca oferece aulas de flamenco e castanholas para iniciantes, crianças e adultos. Há também a Sociedade Hispano-Brasileira, na Vila Monumento, que promove, no decorrer do ano, diversas festas regionais espanholas, além de ministrar cursos de espanhol e danças galega e flamenca.

 

GASTRONOMIA
Você já provou a tradicional paella feita com arroz, frango, pimentão vermelho, ervilha, camarão, lagostim e anéis de lula? Uma delícia que eu não dispenso. Mas há outros pratos saborosos na culinária espanhola que você pode apreciar em São Paulo mesmo.

Uma tradição espanhola é iniciar a refeição com tapas, aperitivos que podem ser acompanhados por bebidas alcoólicas ou não. Para tapear, algumas opções são: montaditos de queijo e presunto, minialmôndegas, croquetas de queijo gorgonzola e manjericão, queijo manchego com molho de mel, ou batatas bravas apimentadas.

Se depois disso você ainda não tapeou sua fome, então pode saborear um gaspacho, sopa fria de tomates, pepino e pimentões; uma tortilha asturiana, feita de ovos, batatas, champignon, pimentão e linguiça, que se assemelha à nossa omelete; um Polvo à Galega, que leva sal, azeite e pimentão; ou uma Fabada, prato típico das Astúrias, à base de feijão branco seco, cebola, pimentão, açafrão e azeite, com diversas carnes de porco defumadas e cruas.

E para acompanhar todas essas iguarias, um bom vinho espanhol é uma excelente pedida, já que em uma lista com os cem melhores vinhos do mundo, os três primeiros são da Espanha, e podem ser encontrados em algumas casas especializadas da capital, como a Mistral e a Península. E tem a sangria também, típica bebida que leva vinho e pedaços de fruta. Sobremesa? Pode ser um churro espanhol, mais fino que o tradicional, e sem recheio, para mergulhar no molho de chocolate quente ou doce de leite, um hábito tipicamente espanhol.

Então, que tal conhecer um pouquinho da Espanha em sampa? Venga!


Sidney Tobias de Souza | sidney@adeva.org.br

 

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites