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Esporte


SLACKLINE: FORÇA, EQUILÍBRIO E CONCENTRAÇÃO

 

Atividade que já virou febre no Brasil pode ser praticada em locais fechados ou ao ar livre

Você já quis andar na corda bamba? Então o seu esporte pode ser o slackline. Basta esticar uma fita elástica de 15 metros de comprimento e 5 cm de largura entre dois pontos fixos e andar sobre ela. Obviamente não é tão simples conseguir se manter em pé sobre a fita, já que isso exige bastante equilíbrio.

Praticar slackline requer um alto nível de disciplina, concentração e paciência. Por trabalhar esses atributos psicológicos, seus benefícios vão muito além do físico. Já para o corpo, é um excelente exercício que fortalece todos os músculos, principalmente dos membros inferiores e da região abdominal, utilizada para obtenção de equilíbrio. E tem mais: as articulações são preservadas por não se tratar de esporte de alto impacto.

O slackline pode ser praticado por pessoas de todas as idades em academias ou centros de treinamento, e em áreas públicas como parques e praias. O que precisa? Uma fita elástica e dois pontos fixos, como árvores, desde que em boas condições.

 

MODALIDADES
Apesar de bastante praticado no Brasil, muita gente não sabe que o slackline é dividido em modalidades. Dentre elas estão:

-        trickline, a mais conhecida. Geralmente a fita é colocada a partir de 60cm de altura, onde são realizadas manobras com saltos e equilíbrio extremo.

-        waterline é o slackline sobre a água. Nessa modalidade, os slackers realizam descontraidamente diversos movimentos do trickline, afinal as quedas são apenas refrescantes.

-        longline exige do praticante bastante concentração e condicionamento físico, pois a fita deve ter mais de 20m, e quanto maior o seu comprimento mais força muscular e equilíbrio são necessários.

-        highline é praticado em alturas superiores a 5m. Se a fita for ancorada entre duas montanhas é necessário ter conhecimento de alpinismo e utilizar equipamentos de segurança.

-        yogaline, na qual são executados movimentos de ioga sobre a fita, o que não é nada fácil.

Se você quiser experimentar este esporte pode procurar um centro de treinamento, afinal o slackline praticado em espaço indoor possibilita uma evolução segura dos atletas e a certeza de que se você cair, do colchão não passará.

 

Sidney Tobias de Souza | sidney@adeva.org.br

 

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