O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva
Home > Jornal Conviva / Índice de Jornais > ndice de Artigos do Jornal Nº 81 > Você sabe o que é acessibilidade web?

Tecnologia


Você sabe o que é acessibilidade web?

 

Sites devem ser construídos para que todas as pessoas possam utilizá-los sem dificuldades

Já há algum tempo, a ADEVA oferece cursos e serviços de acessibilidade a sites. Para muitos leitores, esta atividade ainda é de difícil compreensão. Por isso, em poucas palavras e de maneira bem superficial, pretendo contar um pouco do que significa “acessibilidade na WEB”.

Quando se fala em site acessível, queremos dizer que ele deve ser construído de maneira que todos, inclusive os idosos e pessoas com alguma deficiência (visual, auditiva, mobilidade reduzida), possam usá-lo sem dificuldades ou restrições. Existe uma organização internacional, formada por representantes das maiores empresas de TI do mundo, conhecida por W3C (World Wide Web Consortium) que tem por objetivo definir padrões que garantam a qualidade e bom uso da internet em todos os seus aspectos.

Em outubro de 1997, o W3C, criou a WAI (Web Accessibility Initiative), ou em português, Iniciativas de Acessibilidade para a WEB. Trata-se de um grupo preocupado em criar recomendações que, uma vez seguidas, tornam os sites acessíveis às pessoas com deficiência. Dois anos depois, foi divulgado o Estatuto de Recomendação WCAG 1.0, documento que constitui a primeira versão das Diretrizes para a Acessibilidade do Conteúdo da Web, principal referência de acessibilidade na Web até hoje. Só para deixar bem claro: quando as recomendações do WCAG são seguidas na construção de um site, ele torna-se acessível às pessoas com alguma deficiência.

Embora seja um documento muito completo e que já foi atualizado diversas vezes para acompanhar a evolução da internet (atualmente está na versão 2.0), ele não é considerado de fácil compreensão, e a aplicação de suas recomendações exige conhecimento no desenvolvimento de sites. Para torná-lo mais adequado à realidade brasileira, o departamento de Governo Eletrônico do Governo Federal criou, em 2005, o eMAG – Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico Brasileiro, que não contradiz o WCAG, somente propõe uma organização um pouco diferente na estratégia de como resolver os problemas de acessibilidade de um site.

Hoje, a ADEVA possui um grupo técnico preparado não só para fazer a análise da acessibilidade de um site, bem como oferecer treinamento e auxiliar os interessados a tornarem seus sites verdadeiramente navegáveis para todos. Por isso, se você conhece algum site inacessível e sabe como chegar até os seus criadores, conte a eles sobre o que acabou de ler, sugerindo que entrem em contato com a ADEVA. Ao tornar um site acessível, certamente o número de visitantes aumentará, e aqueles que o acessarem uma vez, voltarão.

Núcleo de Acessibilidade WEB da ADEVA: http://www.adeva.org.br/servicos/acessibilidadedesites.php


Laercio Sant’Anna | laercio@adeva.org.br

 

 

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites