O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva
Home > Jornal Conviva / Índice de Jornais > ndice de Artigos do Jornal Nº 82 > Por mais informações acessíveis na WEB

Tecnologia


Por mais informações acessíveis na WEB

Tecnologia proporciona cada vez mais independência aos deficientes visuais

 Muitas vezes me pego em um conflito: dar tempo ao tempo para que as coisas aconteçam, ou arregaçar as mangas e ir à luta para resolver uma determinada questão? Nesses meus 30 anos de funcionário de empresa do governo, não foram poucas as vezes que tive necessidade de buscar uma informação do Diário Oficial. Há bem pouco tempo só havia a versão impressa, então não existia outra maneira a não ser pedir ajuda. Pensar em uma versão em Braille? Ninguém em sã consciência proporia isso. Mas, com a evolução tecnológica, essa questão foi resolvida (ou quase) automaticamente.

Nos últimos anos o Diário Oficial passou a ser publicado na Web. Com isso, sem precisar fazer nada de diferente, simplesmente usando nossos leitores de tela, ganhamos uma independência dantes nunca conseguida. É claro que precisamos cobrar por publicações que sigam as recomendações de acessibilidade do W3c, mas posso lhes garantir que nada se compararia a um Diário Oficial do Estado de São Paulo em Braille.

Os leitores do Conviva devem estar se perguntando: Por que esse comentário bem agora? É que neste ano, a partir de 2 de março para o Diário Oficial do município de São Paulo e, 1 de junho para o Diário Oficial do estado de São Paulo, a imprensa Oficial, responsável pela impressão em papel desses jornais, encerrará suas versões impressas. Agora, o acesso às publicações será somente por meio do site desse órgão, que desde 2008 disponibiliza pela internet todo o acervo (de 1891 até os dias de hoje).

Os leitores podem perguntar ainda: Mas se o Diário Oficial já estava publicado na Internet, qual a novidade? Quando recebi essa notícia, dei uma navegada na internet e descobri que, Brasil afora, cada vez mais o exemplo de São Paulo tem sido seguido. Acessem, por exemplo, http://www.jusbrasil.com.br e verão como, a cada ano, aumenta a possibilidade de nos apoderarmos de uma quantidade enorme de informações que, até o início do século XXI era praticamente impossível de ser obtida se não fosse com a ajuda de alguém.

 

Que 2018 traga novas iniciativas como essa!

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites