O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva
Home > Jornal Conviva / Índice de Jornais > ndice de Artigos do Jornal Nº 82 > ELA É A RESPONSÁVEL PELO VISUAL DO CONVIVA. Voluntária da ADEVA, Fernanda Lorenzo faz a diagramação do jornal da entidade

Talentos


ELA É A RESPONSÁVEL PELO VISUAL DO CONVIVA. Voluntária da ADEVA, Fernanda Lorenzo faz a diagramação do jornal da entidade

Fernanda Gussen Lorenzo, 38, que dá harmonia, dinamismo e coerência visual aos textos e fotos do Conviva., conta que a amizade com a ADEVA surgiu do seu projeto de conclusão de curso. “Eu tinha que fazer algo relacionado a design gráfico, mas não queria "simplesmente" fazer uma editoração. Quando fui desafiada a fazer uma "programação visual" para cegos, algo bonito, funcional e visual (para quem não via!), visitei várias instituições. Um artigo no site da ADEVA, com dicas de como lidar e falar com uma pessoa cega, foi um dos grandes nortes do meu projeto. Depois do TCC, o Markiano me convidou para participar do CONVIVA, o que faço há anos com muito carinho”, declara.

Deste projeto, também nasceu o livro tátil “Dado Pé De scalço" que, segundo Fernanda, incentiva as crianças a se vestirem sozinhas, com independência, sem a interferência de adultos. “O livro tem como diferencial a leitura em Braille e em fonte bastão, assim crianças cegas e seus familiares podem ler em conjunto. Meu sonho é um dia publicá-lo em larga escala, mas ele tem uma produção muito elaborada (itens costurados como zíper, botões e fechos, e impressão do texto com tinta especial em relevo) e ainda não consegui viabilizar”, explica.

A PROFISSIONAL

Formada em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pós-graduada em comunicação empresarial pela São Judas, Fernanda trabalha na GUINOM Propaganda, uma empresa familiar focada em atividades de treinamento e comunicação interna (seção Parceiros, Conviva 34). “Eu cuido da parte de criação, planejamento e design gráfico dos projetos. Meu desafio é transformar o briefing (aquilo que é imaginado) do cliente em campanha de comunicação que conquiste o engajamento do público e consequentemente atinja os objetivos do cliente”, esclarece.

Além da Guinom, Fernanda iniciou, há cinco anos um empreendimento individual: a Nandalô Design. "Faço diversos tipos de trabalho, mas principalmente de papelaria personalizada e arte para festas infantis. É muito gostoso, pois foge muito do meu escopo de trabalho da GUINOM, mais técnico, além de conhecer pessoas e situações diferentes. Também estou sempre estudando e, atualmente, me especializando em “gamificação”, técnica que utiliza elementos de jogos para impactar e causar transformação no indivíduo, o que será o novo rumo da Guinom e o meu pessoal”.


INFÂNCIA E FAMÍLIA

A paulistana, filha da mineira Fátima e do espanhol Dario e irmã do Daniel, confessa que foi uma moleca travessa. “Gostava de correr e andar de bicicleta, o que me rendeu alguns belos arranhões e cicatrizes que tenho até hoje no joelho”, recorda. Na escola, ela afirma que foi uma boa aluna, “sempre meio nerd, tanto que fiz o curso de patologia clínica, pensando em ser médica. Também fui escoteira por cinco anos, uma época que guardo com carinho no coração.”

Casada com o Fabiano, Fernanda é mãe do Felipe (6) e Flávia (2). “Sou daquelas mães que fazem tudo em nome de uma boa diversão. E meus filhos são comunicativos e arteiros, vieram por encomenda!”

Desde 2003 no Conviva, Fernanda acha interessante ver no jornal o reflexo de sua evolução profissional. “Afinal, nas primeiras edições, eu era apenas uma recém-formada!” Quanto à ADEVA, ela ressalta que é uma admiradora do trabalho, principalmente do foco profissional da entidade. “É um diferencial muito importante, por isso me sinto honrada em fazer parte dessa equipe, mesmo que tão pouquinho. E o CONVIVA me ensina muito a cada edição. Gosto, em especial, das matérias do Sidney e a coragem dele em se aventurar”, conclui.
 
JOGO RÁPIDO

Signo: Gêmeos
Cor: verde
Hobby: costura
Um filme: Rei Leão
Um livro: todos os Harry Potter
Um estilo de música: MPB
Uma música: Carinhoso (Pixinguinha), que ouvia do meu pai ao dormir e hoje canto aos meus filhos
Cantora preferida: Shakira
Sobre a deficiência: um desafio vencido diariamente
Religião: católica
Deus: Uma energia positiva que nos guia
Amigos: quero sempre tê-los por perto
Amor: essencial
Esporte preferido: natação
Time do coração: Corinthians
Família: nosso alicerce e nosso porto seguro
Um sonho: Poder viajar muito com meus filhos
O que fazer para viver melhor? Paciência, respeito e ponderação
Uma frase: “Se não você, então quem? Se não agora, então quando?”


Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites