O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva

Editorial


Computador, venha aqui!

Se alguém não sabia, eu vou contar: as entidades precisam de parceiros. Por isso, a busca por parceria é uma tarefa diária, que deve ser feita incansavelmente.

Antenado nessa busca, tenho notado que ultimamente muitos apoiadores destinam seus recursos apenas para compra de equipamentos, reformas e similares. Então, cabe a pergunta: e o material humano? Quem apoiará esse item orçamentário? Afinal, de nada adianta uma entidade bem apresentável, com uma sede bonita, moderna, com equipamentos de última geração, mas sem ninguém para operá-los. E como custear atividades que dependam exclusivamente de profissionais, como instrutores, psicólogos, médicos, enfermeiros ou fisioterapeutas?

Sei que muitos apoiadores ficam reticentes em contemplar recursos humanos quando financiam projetos, temendo possíveis problemas trabalhistas ou desvio de recursos. Mas será que não há instrumentos jurídicos por meio dos quais se possa evitar esses transtornos? Não é mais justo punir as organizações que não são sérias do que dificultar o trabalho daquelas que atuam corretamente?

O caminho é criar mecanismos de prestação de contas capazes de garantir o correto uso do recurso. Além disso, é fundamental acabar com as entidades de fachadas. Favorecer as organizações idôneas e facilitar a atuação das mesmas são medidas que contribuirão para o fortalecimento do terceiro setor. Afinal de contas, (ainda) não é possível para os voluntários de uma instituição serem obedecidos se derem ordens aos equipamentos: “Computador, ligue!” “Porta, abra!” “Impressora, ponha seu papel, sua tinta, imprima o relatório e traga aqui em minha mesa”. “Bengala, ensine aquela pessoa a andar sozinha na rua!”

As entidades são feitas de móveis e equipamentos. Porém, o que dá vida a elas é o calor das pessoas que colocam seus corações no auxílio aos mais necessitados.

 

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites