O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva
Home > Jornal Conviva / Índice de Jornais > ndice de Artigos do Jornal Nº 84 > Quarenta anos, muitos sonhos realizados

Editorial


Quarenta anos, muitos sonhos realizados

Foi em 1978. Ainda estávamos sob a ditadura militar. A Argentina ganhava sua primeira Copa do Mundo de futebol. No cenário político brasileiro, apenas dois partidos: ARENA e MDB. As telas dos cinemas exibiam Embalos de Sábado À Noite e Contatos Imediatos do Terceiro Grau. A Discoteca era o som do momento.

Nesse contexto, um grupo de 12 amigos fundava, no dia 29 de julho, a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (ADEVA), com a missão de integrar o deficiente visual à sociedade. A atuação começou pela educação especial e por cursos de programação COBOL.

 

Não havia sede. As reuniões e atividades aconteciam na casa da Sandra Maciel. E logo começaram as primeiras ações para arrecadar fundos. Quem não se lembra dos bingos beneficentes no Jockey Club e no Club Homs? E dos memoráveis churrascos no hoje SESC Interlagos?

 

De lá para cá, além das milhares de pessoas com deficiência visual atendidas por meio dos cursos ministrados, a ADEVA contribuiu para ajudar a fundar os atuais conselhos municipal e estadual das pessoas com deficiência.

 

Foram muitas conquistas. Dentre elas, a compra de nossa pequena sede e a montagem de um centro de treinamento. Também devemos lembrar do Conviva, que reflete a filosofia da ADEVA e do grupo de teatro, além do coral que está comemorando 15 anos de existência.

 

Muitas pessoas passaram pela ADEVA ao longo desses 40 anos, e cito uma que sintetiza o esforço e a dedicação de todas: a inesquecível Sandra Maria de Sá Brito Maciel, cujo devotamento à ADEVA dispensa comentários.

 

Mas a história da ADEVA está só começando. Há muito por fazer. Seguindo o exemplo daqueles que já deram sua contribuição e dos que atuam na associação, convidamos você para escrever essa história conosco, sendo associado, colaborando como voluntário ou da forma que você puder. Vamos juntos continuar lutando pela inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade?

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites