O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva
Home > Jornal Conviva / Índice de Jornais > ndice de Artigos do Jornal Nº 84 > BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE: TESOURO CULTURAL NO CENTRO DA CIDADE

Estive l e gostei


BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE: TESOURO CULTURAL NO CENTRO DA CIDADE

Há quanto tempo você não vai a uma biblioteca? Pois bem, fui à Mário de Andrade (BMA), maior biblioteca pública da cidade, cujo edifício na Rua da Consolação no 94, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon, é considerado um marco da arquitetura moderna em São Paulo.

O acervo da BMA está distribuído em várias salas. Na Paulo Prado, está a coleção de obras raras com mapas, incunábulos, gravuras, desenhos, cartões-postais, moeda, manuscritos, mil gravuras desenhadas por estrangeiros que visitaram e descreveram o Brasil entre os séculos XVI e XIX, e mais de 4.500 fotos da cidade de São Paulo entre 1862 e 1922.

Já a Sala Sérgio Milliet é dedicada à arte. São mais de 29 mil livros, 10 mil periódicos e aproximadamente três mil outros documentos (calendários, convites, catálogos de exposições, cartazes etc.). Nesta sala, você pode pesquisar sobre arte em geral, estética, urbanismo, arquitetura, escultura, cerâmica, gravura, desenho, design gráfico, decoração, mobiliário, pintura, fotografia, cinema, televisão, música e artes cênicas.

A Mapoteca da BMA é formada por uma coleção especial com cerca de sete mil cartas geográficas e mapas políticos, históricos, físicos e geológicos; 4.300 atlas históricos e geográficos; 34 mapas e planos manuscritos de várias partes do Brasil datados do final do século XVIII; e plantas da cidade de São Paulo do período de 1810 a 1870.

 

A Coleção Geral conta com 205 mil volumes sobre Literatura e Humanidades, e a Coleção São Paulo reúne um acervo audiovisual e bibliográfico sobre a cidade de São Paulo, com ênfase em arte, arquitetura e história. Na Hemeroteca, um anexo de 16 andares situado à Rua Bráulio Gomes no 139, ficam os cerca de 12 mil títulos de jornais, revistas e publicações oficiais, que abrangem do final do século XIX até nossos dias. Ali há também a Sala de Atualidades para leitura de periódicos atuais.

A Seção Circulante fica no térreo da BMA com entrada pela Av. São Luís, no 235. São mais de 53 mil livros de Literatura (brasileira e estrangeira), Ciências Humanas (História, Filosofia, Religião, Antropologia, Sociologia, Política, Direitos Humanos, Políticas Culturais) e Artes (história, teoria e técnicas voltadas a todos os campos das artes, especialmente às cênicas), bem como livros sobre Meio Ambiente, Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Tecnologia, Direito, Administração e Economia, Turismo e Esportes. Tudo disponível para empréstimo.

O acesso à Sala de Estudos, Área de Convivência e Jardim Contemplativo, ambientes livres para estudo e leitura e onde eventualmente são realizadas atividades culturais, é pela Seção Circulante. Aliás, a programação cultural da BMA é bem diversificada e inclui exposições, café literário, contação de histórias,encontro de trovadores e apresentação de corais, além de exibição de mostra de cinema e peças teatrais – algumas com audiodescrição e intérprete de libras do programa Cultura Inclusiva. Tem até feira de troca de livros e quadrinhos, e às sextas, tem Jazz na Mário.

Então, que tal visitar a BMA e usufruir de sua riqueza cultural bem no centro da cidade? Para conferir horário de funcionamento de cada área, acesse: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/estrutura/index.php?p=11449

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites