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Vida Saudável


PILATES, EXERCÍCIO COMPLETO PARA CORPO, MENTE E ESPÍRITO

Prática é indicada para todos, mas é sempre recomendado passar por uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física

Você sente dores no corpo? Percebe que o seu corpo não está alongado? Então a dica é praticar Pilates, método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo em sua execução. É também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, proporcionando equilíbrio muscular e mental.

O Pilates trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, por meio de movimentos suaves e contínuos, enfatizando a concentração, o fortalecimento e a estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve). O treino mistura força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, além de alongar e tonificar os músculos sem exageros.

Seus exercícios enfatizam a qualidade dos movimentos, e não a quantidade, por isto é revigorante. Com movimentos que priorizam o equilíbrio, nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, assim o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.

Para devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente, o Pilates baseia-se em seis princípios: centro de força, concentração, controle, fluidez de movimento, precisão e respiração. Confira a seguir:

Centro de Força
Conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. Quando esta musculatura é fortalecida, proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.

Concentração
Joseph Pilates, criador do método dizia: “É a mente que guia o corpo”. Assim, quando você se concentra, sua mente transforma um pensamento em movimento. Por isso, dê atenção e importância a todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível.

Controle
O controle garante ao corpo um padrão suave e harmônico de movimento proporcionando a obtenção da musculatura desejada.

Fluidez
Permite fazer movimentos com leveza usando apenas a energia necessária, sem desperdício. 

Precisão
Diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes. 

Respiração
Deve ser sempre coordenada com o movimento para atingir todos os benefícios propostos pelo método. A expiração deve ser forçada e a inspiração deve ser o mais natural possível. A respiração adequada favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.

Se você quiser uma vida mais saudável, o Pilates pode ajudar!

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